Entrevista com o escritor bonjardinense Dhodó Félix

Escritor Dhodó Félix segurando o livro  Bom Jardim, Tempo e Memória, ao fundo uma estante com vários livros.
Escritor Dhodó Félix com o Livro Bom Jardim, Tempo e Memória

Na entrevista, conduzida por Carlos da Costa, o escritor e pesquisador local Dhodó Félix compartilhou uma perspectiva fascinante sobre a história de Bom Jardim, município localizado em Pernambuco, Brasil. Dhodó Félix é uma figura proeminente na região, reconhecido por seu conhecimento profundo sobre a história e folclore da cidade.

Durante a entrevista, o escritor detalhou como a chegada do trem no século XIX trouxe transformações significativas para Bom Jardim. O trem era aguardado com entusiasmo pela população, pois representava o progresso e o desenvolvimento. A Ferrovia chegou a Limoeiro em 1882, e posteriormente projetos foram idealizados para estender a linha até Bom Jardim e outras regiões próximas.

Dhodó Félix também mencionou a importância dos tropeiros, que desempenharam um papel crucial no comércio e no desenvolvimento dos núcleos habitacionais. Esses tropeiros transportavam mercadorias de Recife para Bom Jardim, impulsionando a economia local. No entanto, com a chegada do trem, a atividade dos tropeiros foi impactada negativamente, causando descontentamento entre os moradores.

Além disso, o entrevistado ressaltou a relevância da música na cultura de Bom Jardim. Dhodó Félix citou uma música famosa escrita por ele e seu amigo, que alcançou reconhecimento regional nos anos 70. Ele também mencionou outros compositores locais e suas contribuições para o folclore da região.

A entrevista abordou diversos tópicos, como a presença de políticos influentes em Bom Jardim e a importância da música na formação da identidade cultural local. Ele compartilhou informações sobre personalidades históricas, como o Barão de Lucena, e destacou a necessidade de pesquisas atualizadas sobre a cidade.

Apesar de alguns desvios na conversa, Dhodó trouxe à tona aspectos interessantes da história de Bom Jardim. Sua paixão pela preservação da memória local é evidente, e sua contribuição para a valorização da cultura e do patrimônio da região é inegável.

Essa entrevista com Dhodó proporcionou uma visão enriquecedora da história de Bom Jardim, revelando detalhes e curiosidades sobre a cidade e sua evolução ao longo do tempo. Através das palavras de Dhodó Félix, foi possível compreender melhor a importância do trem, dos tropeiros e da música na formação da identidade local.

Dhodó Félix aproveitou a entrevista para mencionar seu mais recente trabalho literário, intitulado "Bom Jardim, Tempo e Memória". O livro, que reúne uma compilação das histórias, é um mergulho profundo na trajetória do município de Bom Jardim. A nova obra de Dhodó é mais um importante registro histórico, preservando as memórias e tradições de Bom Jardim para as gerações presentes e futuras.

A história de Bom Jardim ganha vida através do trabalho incansável de indivíduos como Dhodó Félix, que dedicam sua energia e conhecimento para preservar as raízes culturais da região. Essas vozes são essenciais para manter viva a memória e celebrar a rica herança histórica de Bom Jardim.

Confira a entrevista completa:

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem