Covid-19 em Bom Jardim - PE: Primeiro caso gera polêmica

Imagem do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19
Foto: Unsplash

O primeiro caso registrado de Coronavírus (Covid-19) em Bom Jardim, Pernambuco, gerou bastante polêmica no município. Pelas redes sociais, muitos questionaram a exatidão e a credibilidade das informações apresentadas no Boletim Epidemiológico do dia 08/04/2020 pela Secretaria de Saúde da cidade.

A polêmica girou em torno do exame do paciente de 87 anos que faleceu vítima de Covid-19. O exame viralizou na internet, e a informação de negativo para influenza acabou confundindo muitas pessoas que passaram a acreditar que seria um negativo para o Novo Coronavírus.

Em nota, a Secretaria de Saúde se pronunciou após polêmica:

Queremos esclarecer que o caso foi confirmado através de exames laboratoriais (Swab naso-orofaríngeo) esse mesmo material coletado dia 04/04/2020 foi analisado no LACEN para INFLUENZA tendo resultado NEGATIVO liberado e entregue no dia 06/04/2020 aos familiares pelo Hospital Regional de Limoeiro onde o paciente permaneceu internado e veio a óbito nesse mesmo dia (06/04/2020), já a analise para CORONAVÍRUS SARS -COV2 deu POSITIVO e liberado dia 07/04/2020.
 
O município soube de primeira mão pela II Gerência Regional de Saúde (IIGERES) no mesmo dia e de imediato procurou a família do paciente para repassar a informação e as devidas orientações, e só no dia 08/04/2020 o município teve acesso ao exame e entregou para os familiares (que já estavam cientes sobre o resultado que seria entregue no dia 08/04/2020).

A Secretaria ressaltou o repúdio a quaisquer informações que estimulem a desonestidade com a verdade.

Nossa missão é trabalhar em prol da população com transparência, ética e com verdades.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem